MAIS DE DUAS CENTENAS DE CONVIDADOS
LIGADOS AOS FILMES PRESENTES NO FESTIVAL NA SUA 37ª EDIÇÃO
Na 37º edição do Festival Internacional de Cinema do Porto- Fantasporto, a presença de inúmeros convidados s que acompanham a antestreia dos seus filmes, é um indicativo da qualidade e interesse nacional e internacional do Fantasporto. Esta vinda de tantos visitantes é também uma expressão do valor cultural e turístico de um evento que marca a cidade do Porto há muitos anos.
É sobretudo um bom indicador da projecção no estrangeiro do Fantasporto quando os responsáveis maiores dos filmes seleccionados, ou seja os produtores, realizadores e actores, se deslocam ao Porto para apresentar, promover e eventualmente, vender os seus filmes.
Assim, e na linha das centenas de convidados que habitualmente acompanham o Fantasporto em cada edição, aqui ficam alguns nomes dos Convidados de 2017.
Primeiramente, dos filmes da Selecção Oficial, teremos entre muitos outros, Liam Gavin, realizador de “A Dark Song” (Irlanda), Santiago Dellape, realizador e o argumentista Davi Mattos de “ A Repartição do Tempo” (Brasil), Sanghak Lee, realizador de “Asphalt” (Coreia do Sul) ou “Bloodlands” da Australia/ Albânia, com Steven Kastrissios, realizador , Dritan Arbana, produtor e ainda dez actores albaneses e australianos do filme, uma das grandes embaixadas nesta edição que se inicia a 20 de fevereiro para os portuenses e a 24 de Fevereiro para o Mundo.
Destaque ainda para o grupo de oito pessoas do filme “Caught”(GB) constituído por Jamie Patterson realizador, Jeremy Davis , produtor, Christina O’Shea Daly, produtora , April Pearson, actriz principal e Cian Barry, actor e alguns mais, representando o filme que tem Antestreia Mundial no Fantasporto.
Também presente vai estar a realizadora de “Dearest Sister”, Mattie Do que vai apresentar a primeira longa metragem do Laos. Por “Neil Stryker and the Tyrant of Time” (Estados Unidos) vem um delegação também numerosa, desde Rob Taylor, realizador, argumentista e actor principal, Jordana Ansley, actriz e Meghan Doone, actriz, num grupo de sete participantes no filme .
Também ao Porto vem Suzanne Alison, a realizadora de “Division 19” (EUA/GB) e quatro membros da crew, uma saga de ficção científica também em Antestreia Mundial. A acompanhar “Heart of Stone” (Alem) vem Johannes Naber, o realizador, e da Grécia chega um portentoso relato sobre a crise económica recente com “Lines” e o seu realizador Vassilis Mazomenos, já premiado no Fantasporto, que será acompanhado pelo produtor do filme.
Vencedora do grande prémio do Fantasporto de 2016, a Hungria apresenta “Loop”, que vem acompanhado do seu realizador Isti Madarasz, e ainda “The Citizen”, recentemente exibido no festival de Sundance e um dos filmes mais esperados. Do Prémio de Carreira de 2107, Ate de Jong, vamos poder ver “Love is Thicker Than Water” (GB) apresentado pelo próprio realizador. E Gabriel Kalim Mucci apresentará ao vivo o seu Lunatique”.
“Land of Light”, (Síria/ Turquia/Alem) é, talvez, a primeira ficção feita sobre a guerra na Síria e como lidam com ela as crianças sírias, uma questão a esclarecer com o realizador David Ruf . “Hada”, uma história aterradora, terá cá o seu realizador Tony Morales (Esp) e de Israel vêm os dois realizadores, Gal Zelezniak e Tal Goldberg, o produtor Amir Manor e Noam Gelbhart , director de efeitos visuais.
Das Filipinas, com “Saving Sally”, uma interessantíssima viagem pela imaginação, feita em co-produção com a França, vem ao Fantasporto o realizador Avid Liongoren e uma pequena delegação. “The High Frontier” (Polónia) traz Wojciech Kasperski, o seu realizador, e “The White King” (GB) , sobre uma sociedade muito perturbadora, com Jonathan Price no principal papel, vêm os seus realizadores, Alex Helfrecht e Jorg Tittle, para além de cerca de 10 pessoas da equipa do filme protagonizado por Janathan Price e Greta Scachi. Para apresentar “You’re Gonna Die Tonight “ vem ao Porto o realizador Sergio Morcillo, e por “Cenizo” estará o realizador Jon Mikel Caballero, isto para além de mais representantes dos filmes, todos vindos de Espanha.
Virá ainda Jorge António, realizador de “A Ilha dos Cães” (Portugal/Angola), em Antestreia Mundial, o último trabalho do actor Nicolau Breyner que recebeu o Prémio Carreira do Fantasporto em 2016, uns meros 8 dias antes da sua morte. José Pedro Lopes, realizador, virá apresentar o seu “ A Floresta das Almas Perdidas”, outra Antestreia Mundial. E conta-se ainda com a produtora Pandora da Cunha Teles que apresentará a longa metragem “Comboio de Sal e Açucar”. Destes filmes, actores e produtores acompanharão as suas antestreias no Porto. Da Suiça chega ao Fantasporto o realizador português Pedro Joaquim com “Rewind”, um produção falada em alemão que também será exibida em Antestreia Mundial.
Destaque especial para a presença da actriz premiada Nahed el Sebai, do filme “Sins of the Flesh” (Egipto), uma história de adultério no ambiente tenso da Primavera egípcia.
DO BRASIL....
Ainda a representação da TV Globo (Brasil) merece nota, com as presenças das actrizes Marina Ruy Barbosa (“ Amorteamo”) e Mariana Ximenes (”Super Max”) e da conhecida argumentista Gloria Perez, (”Dupla Identidade”), vencedora de um Emmy, bem como, entre outros, do produtor Gustavo Gontijo.
DE PORTUGAL
Entre os portugueses saliente-se a presença, entre outros, de Luís Miranda, Rodolfo Herrero, Luís Pedreira, Ana Sofia Luís, Daniela Fonseca, Tiago Machado, João Peixoto, David Gonzalez, Virgílo Pinto, Francisca Vilela , Carlos Seixas, Iolanda Pinheiro-, José Lima, Rodrigo Morais, Bárbara Araújo, Hugo Antunes, Silvana Valente, Diogo Pereira, Mariana Mendes, Filipe Pires, Afonso Alves, Paulo Nunes, Diana Reis, Joana Santos, Nitucha de Oliveira, Inês Filipa Bessa, Tiago Pimentel, Rui Oliveira, Guilherme Nogueira, Manuel Rodrigues, David Rodrigues, Leonor Lima, André Amaral, João Araújo, Paulo Zumach, Inês Carrola, Ana Luísa Braga, Francisco Afonso, João Carvalho, Paulo Ferreira, Ricardo Monteiro, Gonçalo Robalo, Pedro Senna Nunes, João Fortunato, Belmiro Ribeiro, Eric Reis, Ana Rita Ribeiro, Rui Mendes, Inês S. Pinto, Pedro Pimentel , Rafael Neto , Tiago Machado, Ricardo Calado, António Magalhães, David Rebordão, Joana Maria Sousa ou João Lourenço, além de Susana Sousa Dias, em representação do filme do realizador António de Macedo, “ O Segredo das Pedras Vivas” que, por razões de saúde, não se deslocará ao Porto. Com todos eles virão membros das equipas dos filmes.
O JURIS DO FESTIVAL
A estes junte-se ainda os membros dos Júris, na competição de Cinema Fantástico: Cashell Horgan- realizador do já multi-premiado “The Clockmaker’s Dream” (Irlanda), antestreado no Fantasporto, Christian Hallman, realizador vencedor do Prémio Público por “Sensoria” (Suécia) e Luis Rosales- Jornalista revista Sci-fi World (Espanha). No juri da Semana dos Realizadores estarão Marc Lahore, realizador do filme vencedor da Semana Realizadores 2016 com “The Open” (França), a actriz de muitos filmes de Manoel de Oliveira, Adelaide Teixeira (Portugal) e Manu Gomez, também artista plástio de renome Mundial e de quem o festival já fez uma retrospectiva e lançou um DVD com a sua obra (Bélgica). O juri do Prémio de Cinema Português é constituído por Artur Serra Araújo, realizador, Danyel Guerra, escritor de cinema e Luís Moya – realizador, vencedor do Prémio de Cinema Português em 2013.
AS EMPRESAS
Também no Porto, e para já, representantes de agências como Julian Richards da Jinga Films, Glady´s Reys, ou Betina Goldman da One- Eyed Films ou João Paulo Abreu e seus colegas da Films4you entre outros ou uma larga equipa da Globo Brasil.
IMPRENSA ESTRANGEIRA
No capítulo da divulgação destaque--se Bruno Chatelin, actualmente responsável pelo segundo maior site de cinema do Mundo: filmfestivals.com, que tem feito um trabalho fantástico de divulgação internacional do Fantasporto. Também Ricardo Figueira da Euronews, um grande divulgador do festival na Europa, e ainda Dhanish Baharat Gajjar e Sandra Maria Henriques, da Tripper ou Renzo Fegatelli, de entre jornalistas espanhois, franceses, norte-ameicano, brasileiros, japoneses, italianos, assim como um grande amigo do festival, Josep Maria Contel- fotógrafo de cinema (Esp).
AS ENTREVISTAS E AS CONFERÊNCIAS DE IMPRENSA
De um modo geral, todos os convidados ligados aos filmes estarão disponíveis para entrevistas e encontros com a comunicação social, durante a sua estadia no Porto, mediante marcação no Gabinete de Imprensa. PF. Para tal usar o e-mail: press@fantasporto.com.
|